Projeto de Educação Financeira é lançado oficialmente e amplia formação cidadã na rede municipal de Indaial

O Projeto Educação Financeira Indaial utiliza a metodologia DSOP – Coleção dos Sonhos, reconhecida nacionalmente por trabalhar a educação financeira de forma lúdica e adequada às diferentes faixas etárias.

Por Roman Raiter 02/07/2026 - 10:45 hs
Foto: PMI

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SED), realizou nessa quarta-feira, 1º de julho, o lançamento oficial do Projeto Educação Financeira Indaial. O evento aconteceu na Associação Empresarial de Indaial (ACIDI) e reuniu autoridades, gestores escolares, professores e convidados para marcar oficialmente a ampliação da iniciativa, que já vem sendo desenvolvida na rede municipal de ensino.


Estiveram presentes o prefeito, Silvio César da Silva; o vice-prefeito, Jonas Luiz de Lima; o secretário de Educação, Manoel Boaventura; o coordenador pedagógico da Educação Infantil, Odair José Zager; a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Anna Christina de Castro Lange Gollnick; Ana Rosa Vilches, representante da metodologia DSOP – Coleção dos Sonhos; a presidente da ACIDI, Francisleine Beretta Tomazoni Axt; além de diretores, professores e demais profissionais da educação.


Logo na chegada, os participantes puderam visitar uma exposição no hall de entrada com projetos de educação financeira desenvolvidos na rede municipal, demonstrando, na prática, como o tema vem sendo trabalhado nas instituições.


O Projeto Educação Financeira Indaial utiliza a metodologia DSOP – Coleção dos Sonhos, reconhecida nacionalmente por trabalhar a educação financeira de forma lúdica e adequada às diferentes faixas etárias. Em Indaial, a iniciativa teve início em 2025, com as turmas do Ensino Fundamental em tempo integral, e, neste ano, foi ampliada para todas as Escolas Municipais e também para as turmas de 5 e 6 anos da Educação Infantil, consolidando o compromisso do município com uma educação cada vez mais completa e voltada à formação integral dos estudantes.


Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo institucional mostrando as ações do Projeto, que evidenciam o envolvimento dos estudantes e profissionais, além do impacto da metodologia no cotidiano escolar. Na sequência, as equipes da UEI Ermínio Lanznaster e da EBM Mulde Baixa compartilharam as práticas pedagógicas realizadas, apresentando experiências que estimulam o planejamento, o consumo consciente, a organização e a construção de sonhos desde a infância.


Encerrando a programação, a senhora Ana Rosa Vilches, representante da DSOP, ministrou uma palestra na qual compartilhou conhecimentos, experiências e reflexões sobre a importância da educação financeira como instrumento de formação cidadã. Em sua apresentação, destacou como a metodologia DSOP – Coleção dos Sonhos estimula o desenvolvimento de valores como planejamento, disciplina, autonomia e responsabilidade, contribuindo para que crianças e adolescentes construam uma relação saudável com o dinheiro desde os primeiros anos escolares.


O secretário de Educação, Manoel Boaventura, destacou que a educação financeira vai muito além do aprendizado sobre dinheiro. "Nosso propósito é formar cidadãos capazes de fazer escolhas conscientes, planejar o futuro e compreender o valor dos recursos. Esse conhecimento acompanha nossos estudantes por toda a vida e também alcança suas famílias, fortalecendo uma cultura de responsabilidade e autonomia”, mencionou. 


O prefeito, Silvio César da Silva, ressaltou que preparar as novas gerações também passa pelo desenvolvimento de competências para a vida. "A educação financeira contribui para formar pessoas mais responsáveis, organizadas e conscientes. É uma iniciativa que fortalece a educação do município e prepara nossas crianças e jovens para tomar decisões com segurança e construir seus projetos de vida", afirmou.